domingo, 31 de julho de 2011

Academia Guanambiense de Letras : Patronos e Acadêmicos




ACADEMIA

A palavra ACADEMIA vem do grego próprio “ Academo”. Herói grego a que se consagrou um jardim de oliveiras, perto de Atenas. PLATÃO estabeleceu sua escola nesse bosque ( Bosque da Academia) , tendo funcionado essa escola entre 387 A.C. a 529 D.C.    Em  literatura ACADEMIA significa: “ reunião de homens de letras e artistas  com fim meramente estéticos”,  ou  “cenáculos e corporações públicas e oficias para o cuidado da língua e o fomento da literatura”.  Entendida inicialmente apenas como um bosque. Com Platão a ACADEMIA  adquiriu sentido filosófico  e cultural. A escola de Platão  foi muito conhecida durante quase um milênio. Dedicado ao culto das musas, abrigou igualmente o ensino da Matemática, Música, Astronomia base da dialética de Platão.

ACADEMIA DE LETRAS NO BRASIL

Graças à notoriedade alcançada desde  o Renascimento por diversas Academias italianas e francesa a partir do século XVIII,  a tendência repercute no Brasil, a princípio na formação de pequenas associações de escritores nos moldes  das que já se haviam constituído em Portugal. A Academia Brasileira de Letras foi fundada em 15 de Dezembro de 1896. Surgiu  à semelhança da francesa e por iniciativas dos escritores: Medeiros de Albuquerque, Lúcio Mendonça, Machado de Assis  e Joaquim Nabuco.  
A Academia Brasileira de Letras é uma  entidade privativa com o objetivo  preservar a língua e a literatura nacionais. Foi inaugurada em 20 de julho de 1897 e foi seu primeiro Presidente Machado de Assis.
Após 80 anos de sua fundação, Rachel de Queiroz foi a primeira mulher eleita para ocupar uma cadeira na ABL.

ACADEMIA DE LETRAS EM GUANAMBI
Sede da Academia Guanambiense de Letras
Praça da Bandeira, 338- Guanambi - Bahia
No dia 18 de Fevereiro de 1999, na cidade de Guanambi, Ba, foi fundada a Academia Guanambiense de Letras (AGL) , uma sociedade civil , de caráter cultural, sem fins lucrativos e personalidade jurídica  própria. Algumas pessoas  dedicadas e apreciadoras da cultura articularam um movimento com  o propósito de constituir uma entidade que pudesse congregar os valores literários, bem como promover e incentivar a literatura da região.
Esta inicativa coube  aos eméritos cidadãos: Benedito Teixeira Gomes, Benevaldo Pereira Costa, Dario Teixeira Cotrim,  Délia de Castro Costa Santos, Elísio Guimarães, Elzita Ladeia, Juarez Elcino, João Martins, Ney Clayton Araujo, Natanael Melo, Sizaltina Donato, Salvani Cotrim, Terezinha Teixeira Santos, Waldir da Silveira Lima,  Wagner Moraes eVandilsom Bonfim.

A Academia Guanambiense de Letras, assim constitída, compoe de 17 ( dezessete cadeiras) com seus respectivos patronos.


PATRONOS
 1º Otelino Ferreira Costa

Foi a vida de Otelino Ferreira Costa circundada por uma simbologia muito grande e muito forte.

Desde o seu nascimento já se fazia antever- como sempre o foi - um homem de caráter firme, um doador em potencial. O carisma e os dons recebidos do Grande  Arquiteto do Universo, jamais poderia retê-los para si, mas sim... colocá-los à disposição do outrem, dos seus semelhantes.

Nascido em... 10/12/1908, cuja soma

10+12+1908 = 1930;

1+9+3+0 =13;

1+3 =  4 (QUATRO);

Faleceu numa  terça-feira (3ª ) (TRÊS); 

sendo sepultado na quarta-feira (QUATRO);

3+4 = SETE, 

 no dia 25.03.1997 cuja soma

25+03+1997 =2025;

2025 = 2+0+2+5 = 9 (NOVE)

(3 - 4 -7 - 9)

O nº  TRÊS representa o Pai, o Filho e o Espírito Santo; o poder, o amor e a inteligência criativa . Aqueles que estão sobre a sua vibração, quase sempre são universalmente admirados, têm muitos amigos, inclinação política e às causas sociais.

O nº QUATRO  significa grandeza, vastidão, imensidão. É símbolo dos quatro cantos da terra, da imensidão, do espaço e do tempo, simbolizando também os quatro elementos  formadores do Universo: terra, fogo, água e ar. No que refere às pessoas representa  solidez, atividade constante, persistência nos seus propósitos, regularidade, método, ordem e capacidade de grandes esforços para a execução dos projetos sem desanimar , jamais. São elas dotadas de grandes energias, capacidade realizadora e qualidades sociais.  

O nº SETE  expressa a realização completa de uma coisa.  Por isso em hebreu ¨ sete¨  , ¨ completar ¨ são, praticamente,  sinônimos.  ( No sétimo dia Deus completou  as suas obras e descansou.)  Sete, eram os planetas  conhecidos no mundo antigo e medieval.  Os sete planetas formavam  a base simbólica  da Torre de Babel e foram usadas por  Dante para representar as regiões do Paraíso. Sete  dias da semana, sete notas musicais, etc. Refere-se a pessoas de qualidades muito atrativas, possuidoras da faculdade de adquirir numerosas simpatias no mundo social, sendo sua influência das mais benéficas  para a humanidade e dado à filantropia, gozando de grande popularidade. 

O nº  NOVE é o símbolo da atividade  universal.  Número próprio das pessoas que inspiram confiança aos outros e triunfam pela  sua energia e atividade. Muito ativas em seus pensamentos e atos, possuindo aptidões  naturais  para tudo o que exige  energia e esforço, geralmente, pessoas honestas e sinceras.

Apenas rápidas pinceladas sobre a simbologia dos referidos números referidos (fontes variadas). Muito mais se poderia dizer, constituindo matérias não apenas para uma página, mas para  o conteúdo de uma Revista  ou  mesmo de Livros.

Coincidência ou não, vale ressaltar que  Otelino Ferreira Costa, residiu na casa nº 13 e quando houve uma nova  numeração por parte da Prefeitura, sua casa recebeu o nº 94 que, na realidade, resulta em 13;  9+4 = 13, e 1+ 3 =  4.

Assim viveu  Otelino Ferreira Costa!

Deixando saudades  nos familiares ( excelente pai de família, extremoso avô e bisavô), nos irmãos maçons ( fundador da Loja Maçônica Fraternidade de Guanambi), nos seus conterrâneos ( serviu a este Município como Vereador, num trabalho incessante  para o progresso da sua terra ) bem como, em todos  que o conheceram, pois jamais se furtava ao comprometimento cristão e maçônico -  Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo,  tendo sempre presente os princípios da Liberdade, Igualdade, Fraternidade. E quantas e  quantas pessoas, no anonimato, foram beneficiadas por este tão grande cidadão que compreendia e  fazia  cumprir  a ordem do Irmão Maior...  que a sua mão esquerda não veja o que faz a  sua direita.

Partiu Otelino para o Oriente  Eterno, mas a sua lembrança será  uma  ausência,  sempre presente.

Ganha a Academia  Guanambiense de Letras pela escolha do  nome OTELINO FERREIRA COSTA  para  PATRONO  de uma de suas cadeiras ,    a Cadeira nº 01.

NÚMERO 1 -  o  número dos grandes  líderes!

 
2° Joaquim Dias Guimarães

    3° Domingos Antônio Teixeira

4° Antônio Frederico de Castro Alves

Camerino Neves
 
6° João Gumes

7° Anísio Spínola Teixeira

8° Gileno Pereira Donato
 

GILENO PEREIRA DONATO

Gileno Pereira Donato , nasceu em Guanambi, no dia 23 de fevereiro de 1934, filho de  Henrique Pereira Donato e Emília Mila de Castro. Aos sete anos de idade  ingressou no Grupo  Getúlio Vargas,  onde  conclui o curso primário. Seguiu depois para a Diamantina, Minas Gerais, onde cursou as duas  primeiras séries do curso ginasial. Naquele ano, uma tragédia abateu sobre a família. Seu pai ao cair  num tanque cheio de água, e, não sabendo nadar , veio a falecer, deixando-o órfão. A perda do seu herói, seu ente querido foi um golpe cruel que o marcou por  toda a vida. 
 No ano seguinte,  optou transferir-se para Caetité-Ba e  ali terminou o curso ginasial. Desejoso de dar continuidade aos estudos , o seu sonho maior, segue  para Belo  Horizonte.  Matricula-se no curso científico do Colégio Anchieta. Ao concluir o cientifico, Gileno volta à Diamantina,  presta vestibular para Odontologia, conquistando a aprovação. Quando estudante, Gileno participava ativamente dos movimentos políticos e estudantis, chegando a ser presidente  do Diretório Acadêmico em Diamantina. Estudante dedicado , dinâmico, assíduo, bem comportado e responsável  nunca  foi reprovado. Chegou a ministrar aulas de Química e Física para os seus colegas.

 Em 18 de Dezembro de 1960  forma-se em Odontologia,  a primeira turma de formandos da Faculdade de Diamantina. Teve como paraninfo  da turma o  então Presidente da República Juscelino Kubitschek. No mesmo dia, contrai  núpcias com a Professora Lucília  Domingues .

 Em Janeiro de 1961,  retorna a Guanambi , onde fixa residência , e passa a trabalhar como odontólogo. Profissional competente,  atendendo a uma  grande clientela vindo de  todos  os municípios da região. Nesse mesmo ano, foi eleito vereador. No ano seguinte, 1962,  foi nomeado  para o cargo de cirurgião dentista  do Posto de Saúde Gercino Coelho , exercendo a profissão  até o final de sua vida. 

Posteriormente se candidata, de novo, ao cargo  de vereador, sendo candidato mais votado do Município. Vale ressaltar que os vereadores naquela época não eram remunerados.

Como professor, lecionou Biologia no Ginásio e Escola Normal São Lucas. ocupando também o cargo de Diretor. Posteriormente, continuou a lecionar  no Colégio Luís Viana Filho .

Em 1982  se candidatou a Vice-Prefeito na chapa de Nilo Augusto Moraes Coelho, que se elege  com uma maioria expressiva. Nilo governa até  1986,  se afastando do cargo  para ser candidato a vice-Governador juntamente com Wldir Pires.  Gileno  ascendeu ao governo do Município.
O seu curto mandato  foi marcado por obras relevante e de grande porte .
Em 28 de Fevereiro de 1992, submeteu a uma cirurgia gastro, constatando a presença de um câncer, que o levou a óbito no dia 05 de Setembro do mesmo ano, deixando a viúva Lucília Donato e duas filhas: Emília Domingues Donato  e Diana Domingues Donato. 
A vida de Gileno foi pautada por nobres exemplos como esposo, pai, irmão  amigo. Homem de  caráter nobre, trabalhador, firme em suas decisões,  conduta honrosa, corajoso, Gileno trilhou o caminho de vida com sabedoria e brilhantismo.
GILENO  PEREIRA DONATO FOI HOMENAGEADO PELA ACADEMIA GUANAMBIENSE DE LETRAS COMO PATRONO DA CADEIRA Nº 08.


 9° Laert Ribeiro da Silva
 
10° Júlio Afrânio Peixoto

17 de dezembro de 1876, Lençóis, BA (Brasil)
12 de janeiro de 1947, Rio de Janeiro, RJ (Brasil)

11° Vilobaldo Neves Freitas


12° Joaquim Maria Machado de Assis


.r

  .

13° Maria Amaral Guimarães Godim


14° Washington Domingues de Souza

Souza, nasceu em Guanambi- BA. Filho de Joaquim Domingues de Souza  e Josefina Domingues de  Souza.
Estudou no Grupo Escolar Getúlio Vargas, onde  concluiu o ensino primário. Depois seguiu para Caetité  cursando ali as primeiras séries do curso ginasial, Transferiu-se para o Ginásio de Guanambi , na época da sua fundação. A sua turma foi a primeira a concluir o ginásio em Guanambi, constava  a turma com  apenas cinco alunos. Posteriormente seguiu para o Rio de  Janeiro  onde concluiu o curso científico, Ali também prestou vestibular para Direito e foi aprovado. Cursou apenas alguns meses, por motivo de força maior teve de abandonar os estudos e retornar à terra natal.
Como professor lecionou História no Ginásio de Guanambi. Como era  fascinado por  fotografias, montou o  estúdio  fotográfico: "FOTO SOUZA".   Profissão que abraçou  com amor e dedicação. Foi um excelente profissional.
Apreciador de grandes escritores. Tinha na leitura o seu lazer.  Se destacou como orador  admirado por todo.
Homem simples , honesto,, trabalhador e temente a DEUS
Escreveu o  livro "BATENDO NA TECLA" - livro de cunho religioso.
Washington Domingues de Souza  foi o primeiro escritor Guanambiense a editar um livro.


 

 
16° Gercino Coelho

 

 


ACADÊMICOS

Profª. Délia de Castro Costa Santos
 Cadeira 01 - Patrono Otelino Ferreira Costa


Délio João Viana Martins 
Cadeira Nº02 - Patrono-  Joaquim Dias Guimarães
Terezinha Teixeira Santos
 Cadeira Nº 03 - Patrono Domingos Antônio Teixeira
 
Benedito Teixeira Gomes
 Cadeira Nª 04- Patrono: Castro Alves

 
Elzita Ladeia Teixeira
 Cadeira Nº05 - Patrono: Camerino Neves
 
 

ACADÊMICO: NATANAEL MENDES MELO
 Cadeira  Nº 09- Patrono Dr. Laert Ribeiro da Silva



Lajucy Donato
Cadeira  Nº07 - Patrono Anísio Spínola Teixeira


Lucília Domingues Donato
 Cadeira Nº 08- Patrono - Dr. Gileno Pereira Donato
Ney Clayton Melo Araújo
Cadeira Nº 10- Patrono: Afrânio Peixoto
Kátia Montalvão
 Cadeira Nº11- Patrono: Vilobaldo Freitas



Claudio Bispo de  Almeida
Cadeira nº       Patrono :

 
Elísia Cotrim
                    Cadeira nº 12 - Patrono - Machado de Assis


Josias Benevides da Silva
 Cadeira Nº 16- Patrono : Benjamim Vieira Costa


Sócios   Correspondentes
Deomídio Macêdo
 

CADEIRAS VAGAS

 
09- Laert Ribeiro
 
13-Maria Amaral Gondim
14- Washington Domingues de Souza -
15-Wanda Neves Freitas de Lélis - José Guimarães





(falta foto)


(falta foto)








4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog, estou muito orgulhosa da casa do meu avô Joaquim ter tido o destino de promover cultura ao nosso povo... um ato de grande generosidade da minha sábia tia Lucilia. Parabénsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Lúcia,

    Obrigada pelas gentis palavras. Continue nos dando sugestões que serão bem-vindas.
    Abraços da Tia.Lucília

    ResponderExcluir
  4. Prezados acadêmicos

    Gostaria de entrar em contato com o Délio João Viana Martins, cujas origens estão no mesmo território dos meus pais. Pediria por gentileza o seu endereço de e-mail.

    Grato,

    Ronan Rebouças Caires de Brito

    ResponderExcluir